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terça-feira, 15 de julho de 2014

Sera que The Last Guardian e o fim da team Ico ?????????/

Há algumas semanas rolou a E3 e em 3 dias tivemos um pequeno resumo da situação de The Last Guardian nos últimos anos. A IGN disse que ele havia sido cancelado, a Sony desmentiu logo depois, disse que ainda estava em produção, e então quando os mais confiantes acharam que essa era a situação certa para uma re-revelação na E3, a reação que nos acompanha por todos esses anos continuou:


Mas na verdade, eu não me preocupo tanto com TLG. Por mais que demore, acredito que eles conseguirão terminar. O problema é: O que vai restar pra Team Ico depois que ele for lançado?


Antes de especular sobre o futuro, a Team Ico já sofreu alguns desfalques desde que os problemas começaram. O primeiro a abandonar foi Yoshifusa Hayama, que era o produtor executivo, depois o próprio Fumito Ueda, que só está com a Sony até o projeto acabar, e depois Kenji Kaido, que saiu da Sony em 2012.

Acho que ninguém se importa muito com o Hayama, mas Ueda e Kaido eram os principais nomes da equipe. Sem eles, mesmo que a Team Ico continue, seria sem os responsáveis pela direção de arte que faz dos seus jogos o que eles são.


Mas começando a especular sobre o futuro, eu diria que depois de lançar The Last Guardian, é bem provável que a Team Ico "acabe", com o resto da equipe se dividindo entre outras equipes da Sony. Vale lembrar que a Team Ico não é um estúdio, mas uma equipe do Japan Studios, responsável por vários outros exclusivos da Sony, desde Ape Escape até Gravity Rush e Knack.

De fato, em uma das declarações de "nada mudou, continuem esperando", Ueda comentou que Knack e Puppeteer estavam com a prioridade sobre The Last Guardian, ou seja, as equipes do estúdio trabalham juntas, então uma divisão dos membros da Team Ico para as outras equipes do estúdio seria uma coisa muito simples.


Mas vendo por um lado positivo, não sabemos como The Last Guardian vai se sair quando lançado. Duvido muito que consiga cobrir o investimento de todos esses anos, mas vendendo bem, o IP é da Sony, assim como os outros da Team Ico, e caso a Sony quisesse continuar com a série deixando na mão de outra equipe da Japan Studios, eu não duvidaria da qualidade. Talvez a inovação não seria no mesmo nível da Team Ico, mas seguindo a arte já conhecida eu confiaria que eles fariam um bom trabalho.

E ainda pelo outro lado positivo, Ueda é um nome respeitado na indústria, seria muito improvável que ele não fosse pra outra empresa depois de sair da Sony, ou mesmo começasse seu próprio estúdio (talvez até com o Kaido, já que pelo que sei ele não está em nenhum outro estúdio até agora), e quando isso acontecesse, é daí que poderíamos esperar um jogo na altura de SotC e Ico.

É como aconteceu com o Keiji Inafune e o Mighty no. 9, se a Capcom não se importa mais com o Megaman, ele sai e faz um sucessor a sua altura. Eu nunca ajudei e nem pretendo ajudar algo no Kickstarter, mas se o Ueda aparecesse com um projeto na linha de SotC, eu seria o mais generoso possível lol

Mas bom, talvez seja um pouco cedo pra pensar nisso tudo, então pensando num futuro próximo, a única coisa esperançosa é a:

BELIEVE!

E por hoje é só, até logo!

...
E dessa vez é sério, é provável que em algum momento das próximas duas semanas eu tenha algo novo pra postar! lol

Porque os colossus são os meus inimigos favoritos dos games!

Como eu sempre comento, Shadow of the Colossus ainda é o meu jogo favorito de sempre. Desde a história, trilha sonora e até por parte técnica, que conseguiu coisas épicas no PS2, eu ainda não joguei nada que me impressionou tanto e me fez tão fã quanto SotC. E enquanto pensava em inimigos legais dos games essa semana, percebi que os colossus também são os meus inimigos favoritos nos games.

Até porque, SotC é sobre matar colossus, se esses colossus não fôssem toneladas de AWESOWENESS, o jogo não teria a mesma graça não é mesmo?

Sendo assim, decidi listar o que faz deles os meus inimigos favoritos dos games!

O tamanho



Logicamente, o tamanho é a característica principal e a mais marcante dos colossus, e do próprio jogo. Inimigos gigantes existem aos montes nos games(talvez tenha ficado mais comum depois de SotC, mas não vem ao caso), mas Shadow of the Colossus é o que mais enfatiza isso, pois não usa apenas como algo visual para impressionar o jogador ao chegar na luta, mas realmente faz disso um obstáculo e nos deixa com a sensação de insignificância diante de cada colosso.

Porque quando o nosso personagem é capaz de subir numa boa no gigante, ou pode bater nele em qualquer parte do corpo, ou até mesmo atirando de longe, a questão do tamanho é muito mais visual do que de gameplay. Mas ter que escalar lentamente e ficar vulnerável a qualquer movimento do colosso é bem diferente.

Claro, temos os menores em que não dá pra dizer a mesma coisa. Mas por mais que eles sejam legais (Cenobia afinal é um dos meus favoritos), é pelos grandões que os colossus são realmente inimigos memoráveis.

As semelhanças entre eles


Ok, estamos falando de 16 criaturas, cada uma baseada em algo diferente, desde humanos, pássaros até enguias elétricas.

Mas apesar disso todos eles são o mesmo "tipo" de criatura, e têm a mesma origem, então por mais difícil que seja deveria existir algo que os une, e incrivelmente a Team Ico deu um jeito nisso.

Sejam detalhes como a luz dos olhos, ou as características principais, como a cobertura de pedra e as cores semelhantes, sempre existe algo em comum, então mesmo que seja pra comparar o Malus com o Dirge, fica óbvio que eles são relacionados.

E também as diferenças entre eles



Depois das semelhanças que unem todos os colossus, as diferenças são ainda mais importantes, afinal não dá pra colocar 16 inimigos com ideias parecidas no mesmo jogo e concluir que será interessante matar todos eles.

E assim cada colosso tem seu estilo, seu comportamento e estratégia, o que faz cada luta ser uma coisa nova e faz com que cada um deles seja apreciado por uma característica específica.

Eu diria que, tirando talvez o Phaedra lol, eu gosto pra caramba de todos os colossus. O Cenobia é legal por ser pequeno e invocado; o Phalanx é legal por ser gigantesco e pacífico; o Basaran é legal por não nos dar descanso e demorar pra chegar onde a gente quer; o Avion é legal por voar em alta velocidade fazendo manobras; o Dirge é legal pela perseguição em alta velocidade; o Hydrus é legal pelo suspense enquanto está no fundo do lago, e etc e etc.

O mistério por trás deles



Isso também adiciona muito a mitologia dos colossus. Além deles serem recipientes gigantes e ambulantes do Dormin, não sabemos nada sobre a sua natureza. Não sabemos se eles são criaturas milenares, ou até mesmo semideuses, ou se foram criados só por causa do Dormin, não sabemos se eles têm algum tipo de consciência e sabem qual é a sua missão, ou se eles mesmo tinham alguma relação com Dormin antes dele ser aprisionado, e etc.

E como em várias outras partes da história, acaba ficando pra gente imaginar essa história pra eles. Eu gosto de imaginar os colossus vivendo milênios e interagindo com a população, Argus batalhando com os exércitos, Cenobia protegendo sua cidade, Basaran numa vida selvagem, e etc, mas imaginar Lorde Emon e seus capangas criando os colossus com sua magia também é legal pra caramba, e por isso é legal saber que todas as ideias são possíveis.

E por mais que eles não tenham expressões, algo nos olhos e em todo o visual mitológico deles aumenta esse mistério da existência deles, e enquanto eles morrem acaba ficando uma pergunta...

Eles merecem ser mortos?



Sem saber a história dos colossus, não há como ter uma certeza disso, mas conforme matamos os colossus o jogo faz questão de mostrar a morte de cada um deles como um evento triste, com as cenas de morte longas e com a música lenta, e uma hora ou outra (pelo menos no Phalanx, ou você não tem coração lol) a gente acaba questionando se estamos fazendo a coisa certa.

Parte da história é realmente mostrar quão longe o Wander vai pelo amor à Mono, mas é legal como o decorrer do jogo mostra esse lado contrário, afinal por mais que Wander ame a Mono, não parece valer a pena que 16 criaturas místicas morram para ressuscitá-la.

Não só com o Phalanx ou Avion, mas mesmo os mais agressivos merecem essa dúvida, afinal todos eles têm o mesmo propóstio, todos estão tentando evitar que Dormin seja liberto, cada um com os seus meios, seja nos evitando como Phalanx ou nos perseguindo e bombardeando como Basaran.

De fato, ao invés de um Shadow of the Colossus 2, eu adoraria ver uma prequela que mostrasse as Forbidden Lands em seus bons tempos, onde os colossus estariam presentes mas seriam pacíficos e poderíamos interagir com eles, praticamente como ocorre em The Last Guardian.

Claro, aí sim ficaria triste saber que séculos depois o nosso amigão de pedra será assassinado por um ruivo salvando a namorada, mas é algo que eu gostaria de ver de qualquer jeito lol

Bom, o post de hoje fica por aqui, até semana que vem!


...
Não, eu não sei se volto semana que vem... mas é bom relembrar os velhos tempos de vez em quando lol

Imagens: ElectricBlueSkies

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

The Last Canyon!

Muitos de vocês nem devem saber o que é The Last Canyon, pelo que eu lembro quando eu cheguei a ver a história ela já tinha "passado". É um assunto pequeno, mas é interessante. Bem, na verdade interessante mesmo só foi há uns 5 anos atrás lol, hoje não tem mais importância, mas de qualquer forma faz parte da história!

Se você está se perguntando o que diabos foi o The Last Canyon, foi um rumor que rolou lá pro fim de 2007. Com o PlayStation 3 à solta e SotC já com algum tempinho de vida, o próximo projeto da Team ICO certamente já estaria em produção, e é aí que surgiram os rumores do The Last Canyon, que seria o novo projeto deles, e deveria ser revelado numa edição da Game Informer.


No suposto game, nós encarnaríamos um explorador em busca de "algo" misterioso, que estaria escondido em algum local de um imenso deserto repleto de canyons de variados tamanhos. O deserto seria inspirado no Death Valley. Exceto pelo fato de que o Death Valley não tem canyons, mas essa é a ideia lol

E sim, apesar de ser "The last canyon" como nome, seriam muitos canyons mesmo. Vai ver se referia ao canyon que esconde o "algo", afinal a gente só acha uma coisa no último lugar que procura, certo? lol


Pra essa missão estaríamos equipados de um planador, para assim poder atravessar os desfiladeiros de um lado pro outro. Mas isso não significa que o jogo seria em épocas modernas, pois os rumores diziam que o planador seria rústico, feito de madeira e pano.

Na época o rumor não foi muito comentado, pelo que falaram ele surgiu nesse fórum do Neogaf, até apareceu em alguns sites de notícias(como esse e esse), mas rapidamente foi provado que era falso. Mas pra uma simples mentira até que foi bem elaborado e detalhado, e até chega a realmente lembrar o estilo solitário dos jogos da Team ICO. Apesar de que pela descrição inicial não seria um jogo que me interessaria a não ser que tivesse algo além disso.

Mas pra um simples rumor até que não foi tão ruim, pelo menos o "The Last" estava certo LOL

E por hoje é só, desculpem pelo abandono geral do blog, mas é por não ter muito mais assunto pra trazer mesmo. Mas sempre que tiver algo eu voltarei. Até mais!

























































































































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